
Imagine que bateu aquela fome no meio da tardelinks do tigrinho, e você tem duas opções. A primeira é um sanduíche natural, com legumes e folhas, e uma fruta com um copo d’água. A segunda é um pacote de salgadinho da sua marca favorita, um pacote inteiro de bolacha recheada e um copão de refrigerante. Qual delas você vai escolher? A maioria das pessoas provavelmente iria na segunda opção, porque ela parece ser muito mais apetitosa. Mas por que será que as crianças (e muitos adultos) gostam tanto de comer esse tipo de comida —que todo mundo chama de "besteira" ou "porcaria"— em vez de coisas que são saudáveis?
ZA9BET | 100% Legal — No Cassino Da ZA9BET Você Pode Usar Seu Pix Para Resgatar O Prêmio, Simples E Rápido. Jogue Joguinhos Valendo Dinheiro e Teste A Sua Sorte. 18+ jogue com Responsabilidade.fortune tiger
"Esses produtos são feitos por empresas que têm muita tecnologia. Especialistas fazem esses alimentos para que eles sejam muito saborososlinks do tigrinho, cheirosos e coloridos, então eles ficam super interessantes", diz a nutricionista Maria Alvim, pesquisadora do Nupens, um núcleo que estuda esses assuntos na Universidade de São Paulo. "Mas ali tem um monte de produtos químicos com nomes difíceis que são combinados para virar uma comida artificial." Sabe aquele picolé de morango bem gostoso que você toma na praia? Provavelmente não há morangos de verdade ali. Assim como as balas, guloseimas e muitos dos outros doces de frutas que você vê nas prateleiras do supermercado. Nos produtos de pacotinho, que são chamados de ultraprocessados pelos estudiosos, quase tudo é artificial: o gosto, a cor, a textura. E é tudo recheado com muito açúcar, no caso dos doces, além de muito sal, no caso de salgadinhos e hambúrgueres prontos, por exemplo, além de muita gordura. É uma explosão de sabores que fica difícil resistir. "Nosso organismo e o nosso cérebro gostam de açúcar, sal e alimentos gordurosos. Nosso cérebro fica muito feliz quando percebe esses sabores realçados e pede cada vez mais esses produtos", afirma a especialista.