Um estudo realizado no Departamento de Psicologia da Universidade de Essex e publicado pela Brain Sciences mostra que a interocepção [capacidade do cérebro de perceber as sensações internas do corpo] pode aumentar a incidência do ápice do prazer sexual para mulheres. Os resultados sugerem que prestar atenção no que o corpo está sentindo durante o sexo é o que pode levar ao orgasmo.como desenhar tigres
A Melhor Casa de Aposta: Participe das Promoções Diárias e Ganhe Rodadas Grátis e Cashback. ZA9BET: A Casa de Apostas com prêmios exclusivos todos os dias. Centenas de bônus para você. Promoções Clube ZA9BET.fortune tigerA psicóloga e pesquisadora responsável, Megan Klabunde, diz que o estudo é importante por olhar além das disfunções e dificuldades que as mulheres podem enfrentar para chegar ao prazer sexual. "Há pouca pesquisa mostrando o processo natural do orgasmo feminino, muito menos demonstrando meios de enriquecer esses orgasmos."
O artigo destaca que a interocepção pode levar ao orgasmo devido a três fatores: o primeiro é via toque e sensorial, o segundo é relacionado à cognição e às relações afetivas e o terceiro é pelo nervo vago, responsável por controlar as reações involuntárias do corpo.
Estudo mostra que a interocepção, capacidade do cérebro de perceber as sensações internas do corpo, pode facilitar o orgasmo nas mulheres - Cottonbro Studio/Pexels O que é interocepção?Lilian Fiorelli, uroginecologista e especialista em sexualidade feminina pela USP (Universidade de São Paulo), explica que a interocepção é estar consciente e intencionalmente atenta aos sinais do próprio corpo, como a respiração, batimentos cardíacos, toques e sensações.
Para ela, um dos pontos principais é o autoconhecimento. "Você entender como o seu corpo funciona, em que situações ele funciona, para estar totalmente entregue àquele momento." A confiança em si foi algo pontuado por Klabunde como um fator importante durante uma relação sexual.
O estresse e as preocupações do dia a dia podem interferir negativamente na interocepção e, consequentemente, no alcance do orgasmo. Fiorelli diz então que não só a percepção do corpo, mas entender como ele está naquele momento, pode predizer como será a sua satisfação sexual.
Como aumentar a interocepção?Fiorelli aponta a importância do que ocorre em momentos ainda prévios ao contato sexual. Manter um estilo de vida saudável, tanto pessoal quanto profissional, e a regulação do humor são alguns dos fatores que ela descreve.
Além disso, ela fala da sensibilização do corpo com exercícios de toque, sexuais —como a masturbação— ou não. "Serve para entender o que é prazeroso para você. Esse conhecimento pode ser passado depois em uma relação a dois." A médica acrescenta que é o caminho para perceber, atender e confiar nas dicas do corpo.
Isso vai ao encontro de outra descoberta do estudo, que mulheres tendem a atingir mais o orgasmo sozinhas do que em uma relação, principalmente se for heterossexual. Klabunde diz que, apesar de o estudo não ter analisado o motivo desse achado, ela supõe que envolva a dificuldade de concentração em si na presença de outra pessoa, além do encorajamento do parceiro na confiança feminina, o que tende a acontecer mais em relações entre mulheres.
Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com três meses de assinatura digital grátis
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Jogo Seguro: Saques Imediatos - Saque Fácil e Rápido com PIXAssinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Sexo sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/equilibrio/2025/01/concentracao-nas-sensacoes-do-proprio-corpo-facilita-o-orgasmo-nas-mulheres.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Trump elogia TikTok e promete derrubar 039;ordens radicais039; de Biden em comício pré-posseMusk fez breve aparição no evento, que terminou com republicano dançando ao som de 039;YMCA039;
19.jan.2025 às 20h20 Governo LulaRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Governo vê desgaste entre autônomos com crise do Pix e prepara contraofensiva de olho em popularidadePlanalto quer campanha com foco em empreendedores, segmento com o qual bolsonarismo tem bom diálogo
19.jan.2025 às 12h46 Guerra no Oriente MédioRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Reféns começam a ser libertados pelo Hamas após início de cessar-fogoImagens mostram as israelenses chegando a uma praça no centro da Cidade de Gaza e sendo entregues à Cruz Vermelha
19.jan.2025 às 11h19Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulo eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok